Quantas vezes você já definiu metas depois de fazer o seu planejamento mas as mesmas não foram alcançadas? Para você não jogar o seu planejamento no lixo é necessário construir suas metas de forma inteligente. Para isso você pode utilizar o método de construção de metas SMART.
O que são Metas SMART?
Metas SMART são metas construídas de forma a se considerar 5 atributos:
S (Específico),
M (Mensurável),
A (Atingível),
R (Relevante) e
T(Temporal).
S (Específico)
O primeiro elemento para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica. Fuja de más interpretações, tanto da sua parte como da parte da sua equipe e especifique o máximo possível a sua meta. Vamos analisar o seguinte exemplo:
Meta errada: Vender mais
Essa meta é não específica pois pode significar muitas coisas diferentes dependendo de quem interpretá-la. Para fugir desse erro, na hora de construir sua meta, tente responder as seguintes perguntas:
O que eu quero com essa meta?
Quem é responsável por ela?
Onde ela deve ser realizada?
Como ela será batida?
Por que ela existe?
Assim, já podemos deixar nossa meta de uma maneira bem mais específica do que era anteriormente.
Meta Específica: Minha equipe de Marketing irá Aumentar as Vendas Online no Nosso Site porque Queremos Aumentar nossa Presença Online.
O que eu quero com essa meta? Aumentar as Vendas Online
Quem é responsável por ela? Minha Equipe de Marketing
Onde ela deve ser realizada? Online
Como ela será batida? no Nosso Site
Por que ela existe? Queremos Aumentar nossa Presença Online
M (Mensurável)
Já dizia Peter Drucker, um dos gurus da Administração Moderna, que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, depois de especificar nossa meta devemos ser capazes de mensurá-la. Para fazer suas metas SMART você deve responder as seguintes perguntas:
Quanto é o resultado esperado da minha meta?
Quanto tempo será necessário para realizá-la?
Continuando a construir a nossa meta do exemplo anterior, teremos um resultado mais ou menos assim:
Meta Mensurável: Minha equipe de Marketing irá Aumentar as Vendas Online em 200% no Nosso Site no primeiro trimestre de 2016 porque Queremos Aumentar nossa Presença Online.
Quanto é o resultado esperado da minha meta? Aumento de 200%
Quanto tempo será necessário para realizá-la? 3 meses (Primeiro Trimestre de 2016)
A (Atingível)
De nada adianta construir uma meta que é impossível de ser atingida. Os efeitos dessa meta serão devastadores para você e para a sua equipe, que ficarão desmotivados em correr atrás de batê-la. Portanto, quando construir suas metas SMART, é extremamente importante deixar a meta mensurável mas de forma que os números dela possam ser atingíveis.
A nossa meta de exemplo – Minha equipe de Marketing irá Aumentar as Vendas Online em 200% no Nosso Site no primeiro trimestre de 2016 porque Queremos Aumentar nossa Presença Online – É extremamente difícil de ser batida se levarmos em consideração que é necessário um crescimento de quase 67% ao mês em apenas 3 meses para bater essa meta.
Para construir uma meta atingível você deve:
Analisar o seu histórico e dizer se a meta é atingível
Conversar com a equipe/pessoa responsável e verificar se a meta é factível
Digamos que no nosso exemplo, ao analisar o histórico, vimos que seria impossível chegar nesse número de 200% ainda mais no primeiro trimestre. Então refazemos a meta para ela ficar assim:
Meta Atingível: Minha equipe de Marketing irá Aumentar as Vendas Online em 20% no Nosso Site no primeiro semestre de 2016 porque Queremos Aumentar nossa Presença Online
R (Relevante)
Uma meta, para ser relevante, deve impactar diretamente o seu negócio de modo que você consiga provar facilmente que ela trouxe algum tipo de resultado. Alguns exemplos são:
Aumento de Faturamento
Aumento do Número de Clientes
Diminuição de Custos
Portanto, olhe para os números importantes do seu negócio e tente vincular uma meta a algum desses números. Tome cuidado com metas que não são relevantes e não levam a lugar nenhum. Toda meta a ser batida deve ser justificada com algum número importante para a operação da empresa. Logo, não se esqueça: Metas SMART devem ser relevantes e impactarem o seu negócio.
No nosso exemplo podemos vincular facilmente a nossa meta aos objetivos da empresa como: Aumento de Faturamento e Aumento do Número de Clientes.
T (Temporal)
Uma meta sem prazo é uma meta que nunca será batida, portanto sempre associe uma meta a um período de tempo que ela deve ser realizada. Se você seguiu os passos corretamente, na própria etapa de definir a meta como mensurável você já deve ter definido um espaço de tempo para realizá-la.
De qualquer modo, revise a meta com a equipe/pessoa a cumpri-la e verifique se o prazo está condizente com a realidade. E nunca se esqueça: Por mais que a meta tenha um número fixo a ser batido como, por exemplo, vender R$100.000 de um determinado produto, sempre deixa registrado um prazo.
No nosso exemplo – Minha equipe de Marketing irá Aumentar as Vendas Online em 20% no Nosso Site no primeiro semestre de 2018 porque Queremos Aumentar nossa Presença Online – o prazo está bem definido e a meta deve ser batida até o fim do primeiro semestre.
Fonte: Blog da Luz
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