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SUA EMPRESA REALMENTE TEM O DNA DO CRESCIMENTO


O crescimento acontece quando as empresas) abandonam sua zona de conforto e entram na zona de aprendizagem, que traz consigo incertezas, um certo stress e também muitas novas oportunidades.

Existem 5 grandes motivos para sua empresa colocar “crescimento” também no DNA da sua empresa: Nem todo crescimento é bom.

Crescimento a qualquer custo, ou crescer só por crescer, podem ser receitas para o desastre.


Não existem negócios “maduros”.

Elimine de uma vez por todas das conversas e pensamentos da empresa que existem negócios maduros. Qualquer empresa, de qualquer tamanho, não interessa quão “madura” ela seja. Pode crescer, desde que seus líderes aprendam a olhar além das definições tradicionais de mercado que constrangem suas decisões. Ao redefinir seu modelo de negócio, ou o mercado em que atuam, empresas encontram oportunidades fantásticas de crescimento. Veja a Apple com o iPod, por exemplo, ou a Gol e a BRA, redefinindo o mercado da aviação comercial.


O bom crescimento é aquele que é sustentável e lucrativo.

Não confunda crescimento com explosões repentinas de demanda que depois somem, ou vendas feitas agora, mas que podem prejudicá-lo no futuro (vendas feitas sem qualidade, por exemplo).


A mentalidade do crescimento vem da liderança.

Sem apoio total e irrestrito de cima, não só com palavras, mas alinhando com: estrutura/organograma; direitos de decisão; fatores motivacionais e cadeia de informação, não se pode esperar que o resto da empresa tome a iniciativa de crescer.


Crescimento balanceado é o segredo do sucesso.

O crescimento sustentado, de longo prazo, requer atenção meticulosa ao básico: custo, qualidade, produtividade, melhoria continua e todos os outros fatores que contribuem para a excelência.


Crescer é menos arriscado do que não crescer.

Muitas vezes ouvimos falar que crescer é arriscar-se. Sim, realmente precisamos ter coragem para apoiar novas ideias. Porém, uma estratégia de crescimento sustentado, baseada na satisfação das necessidades de seus clientes, é muito menos arriscado do que ficar parado enquanto a concorrência se mexe.


Raul Candeloro - Venda Mais

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